Complexos Náuticos - Uma breve Pincelada.

Desde criança sou apaixonada pelo mundo náutico. Estórias de sereias ,piratas e tesouros no fundo do mar sempre estiveram presentes nos meus desenhos e rabiscos infantis. Brincar de pique e esconder-me dentro das embarcações das garagens secas ou nas atracadas nas áreas de cais do Iate Clube ao qual meu pai era associado, podendo ser pega e correndo  risco de um enorme sabão ou até mesmo, na minha cabeça, ser encarcerada como uma simples meliante de 5 anos de idade...rsrsrsr...Enfim essas são muitas das imagens que norteiam meu remoto mundo infantil.

Por isso surgiu em mim uma grande vocação para unir uma paixão de infância com outra paixão surgida ao fim da adolescência. Mar e Arquitetura. Foi assim que comecei meus estudos e pesquisas nesse campo tão encantador, a concepção de áreas de lazer cultura desporto educacional e logística de complexos náuticos ou também chamadas de marinas .

Ocean World Marina - República Domenicana

O termo "Marina " traz em si forte conotação marítima, dando idéia aparente de uma estrutura do lazer específico do litoral. Mas o termo pode ser usado para designar toda instalação fixa de apoio às embarcações de recreio, sendo marítimas, ou em rios, represas ou lagos.


Marina da Glória-  Rio de Janeiro

Por ser um empreendimento que requer critérios precisos de implantação, em especial , àqueles relacionados com o meio ambiente, exigindo em alguns casos, estudos de minimização do impacto ecológico, sendo necessário que se façam observações importantes a esses órgãos que a ocupação ordenada cria condições de melhor proteção ambiental.

O estudo das condições geográficas e naturais é de suma importância para a implantação deste tipo de empreendimento considerando ondas, ventos para que não seja necessária a criação de proteções como enrocamentos,   normalmente caros e que podem inviabilizar o empreendimento para determinados grupos empresariais.  




Marinas geralmente incrementam e agregam valor à area urbana a qual está inserida. Implementam o crescimento para investimentos em empreendimentos paralelos como restaurantes, hotéis, lojas temáticas, escolas náuticas, parques, trazendo benefícios diretos e indiretos para a comunidade local com a criação de novos postos de trabalho e serviços, melhorando o padrão de vida de todos os usuários do lazer náutico aumentando também os recursos para o erário público.

Uma Marina é basicamente composta por 2 áreas operacionais distintas porém completamente integradas, são as áreas molhadas e áreas secas. Nessas áreas desenvolvem as mais variadas atividades logísticas e  serviços , tais como áreas de atracamento , embarque e desembarque, áreas de guarda dos barcos, manutenção, estacionamentos , áreas de lazer e recreação e muitas outras necessárias ao pleno funcionamento da marina como um todo.





Todas as áreas deverão obedecer a estudos de movimentação considerando o tamanho da marina , assim como a dimensão das mesmas, deverá ser cuidadosamente planejada para um funcionamento integrado que vise um atendimento rápido e eficiente. Cabe ao arquiteto especializado tal função.


Yacht Club Costa Smeralda Virgin Gorda, BVI. Photo Carlo Borlenghi

Maritza Leardini - Arquiteta Urbanista formada pela UFRJ em 1993 , com escritório de Arquitetura no Rio de Janeiro desenvolve projetos nas mais variadas áreas náuticas, desde grandes complexos comerciais e resorts náuticos até pequenas áreas residenciais náuticas. 



Comentários

Postagens mais visitadas